28.5.08

Clube do Balanço - Swing & Samba Rock















clube do balanço - swing & samba rock
.01 palladiun
.02 paz e arroz
.03 só vejo a criola
.04 mané joão
.05 aeroporto
.06 zamba ben
.07 saudade de jackson do pandeiro
.08 coqueiro verde
.09 falso amor
.10 kriola
.11 trilha guitarreira
.12 segura a nega
.13 tequila

Download¹ . Rapidshare
Download² . 4Shared












blog .som incrementado de volta! e cumprindo promessas!

tamo aqui de novo pra trazer essa obra prima... item indispensável pra qualquer um que se diz "apreciador" da música brasileira.

O Swing e Samba Rock do Clube do Balanço foi um dos responsáveis pela revitalização do samba rock nos últimos anos.

Ok... vamos por partes: O samba rock segundo muitos é um estilo musical marcado pela mistura de elementos do samba, do rock (dã), do jazz e bossa nova. Na verdade, se você quiser realmente rotular o que seria um samba rock (não aconselho, hehehe) basta observar que a música tem cara de samba, só que com compasso quaternário (como o rock), e não binário (como o samba). Além disso, costuma-se uma instrumento elétricos, como a guitarra, o baixo elétrico, misturado com a percussão de samba, ressaltando, sem a menor dúvida, a cuíca.

Além disso, acredita-se que o pai do samba rock seria ninguém menos que Jorge Ben, por mais que ele negue tudo. Hehehe... Na mesma época, apareceram, como adeptos do samba rock, Bebeto, Trio Mocotó, Erasmo Carlos (isso mesmo... ou você acha que Coqueiro Verde é o que?) e Sérgio Mendes. Além deles, pode-se dizer que Tim Maia também flertava com o estilo, incluíndo a sua dose de soul music em músicas como Réu Confesso, Imunização Racional e Gostava Tanto de Você.

Na atualidade, a banda que mais se destaca nesse cenário é o Clube do Balanço, que tem como lead man o sr. Marco Mattoli, cantando e tocando guitarra, responsável pela maior parte do swing da banda e, ao meu ver, uma das vozes mais impolgantes da MPB atual.

Na extensa formação do Clube do Balanço, temos também o Marcelo Maita (rhodista titular da Grooveria) e Reginaldo "16 Toneladas" (eehh, ele mesmo... trompetista dono da voz do Funk Como Le Gusta).

E no trabalho aqui apresentado, o Clube do Balanço contou com a participação de um monte de gente: Wilson Simoninha (Paz e Arroz), Marku Ribas e Paula Lima (Zamba Ben), Max de Castro (Aeroporto) e Seu Jorge e Ivo Meireles (Segura a Nega) e a galera do Funk Como Le Gusta (Tequila).

Aí meu amigo, não tem como sair um CD ruim. Saiu uma pancada. Inclusive porque ele foi gravado "ao vivo", com todos os instrumentos ligados na tora! Por isso que deu essa cara de show pro CD.

Dentre o repertório, escolher algumas poucas músicas é pecado. Registro Paz e Arroz, conhecidíssima, que vocês podem ouvir no playerzim, Segura a Nega e Saudade de Jackson do Pandeiro... basta vocês ouvirem essas para se apaixonarem pelo samba rock.

Só para registrar, aqui na cidade ta tendo uma movimentação relativamente grande pelo samba rock. Você pode ouví-lo durante o fim de semana todo: 5a feira, no Fafi, tem o Clube Nacional do Futebol e do Samba, onde o DJ Rodrigo Fuser dá o gás no Jorge Ben, Seu Jorge, Clube e etc.

Na sexta, tem a Farra na CAsa Alheia, dos DJs Marquinhos e Guga de Castro, no Amicis Sport Bar. E no sábado, você pode chegar no Órbita Bar, que abre espaço para o DJ Rodrigo Fuser, mais uma vez, e a banda Groovytown, com certeza uma ótima pedida!

Taí pessoal, aproveitem!! Muito samba rock procês!!!

4 comentários:

lua disse...

aaaêêêê!!!

samba rock na veia cumpade!!
muito bom os caras do Clube do Balanço!

beijãããoo

Tunay disse...

Very good blog, hope you post this kind of music there, thanks.

Raphael Nikson disse...

cara, não para de postar.. Já baixei quase tudo. Cada cd melhor q outro.

Muito obrigado!!

Arruma pra nós o cd do edu luke completinho.. Não consegui achar ainda.

É um sonzão!! Dá uma ouvida ai no myspace dele.

http://www.myspace.com/eduluke

.ivson pordeus disse...

arrumei teu cd, cara!