17.3.08

Rita Ribeiro - Tecnomacumba











Rita Ribeiro - Tecnomacumba
.01 saudação
.02 domingo 23
.03 cavaleiro de aruanda
.04 babá alapalá
.05 oração do tempo
.06 deusa dos orixás
.07 iansã
.08 rainha do mar
.09 é d'oxum
.10 coisa da antiga
.11 cocada
.12 jurema
.13 tambor de crioula
.14 canto para oxalá
.15 cavaleiro de aruanda (DJ Zé Pedro Remix)

download' ° Rapidshare

blog .som incrementado
na área!

Deus mulher aí eu posso falar! E muito bem! Conheço o trabalho dessa maravilhosa cantora desde o seu primeiro trabalho, que diga-se de passagem, eu tenho o CD original, e ninguém mais tem porque saiu de catálogo.

Realmente, a facilidade com que ela projeta a voz assusta! O seu timbre é muuuito bonito, também! Além de que o swing regional que ela tem não se compara com ninguém. Pra mim, um grande expoente e uma das melhores cantos da NOVA MBP regional.

Feliz é o Maranhão por ter essa preciosidade lá.

E sobre esse CD: trata-se de um trabalho sui generis, que não pode ser comparado com os projetos anteriores. Nos três primeiros CDs (Rita Ribeiro (1997), Pérolas Aos Povos (1999) e Comigo (2002), a Rita fazia uma MPB regional, misturada com Pop-rock romântico, com pitadas de outros ritmos. Enfim, para mim, ela poderia ser o Zeca Baleiro personificado em uma mulher. Desculpa quem não gosta dessas comparações esdrúxulas, mas a identificação musical entre Zeca e Rita é notória. Um grava o CD do outro, depois compõe, depois produz e etc.

Todavia, nesse CD, ela faz um apanhado de músicas suas e já consagradas na MPB que tratem sobre temas religiosos, de crenças populares, enfatizando a macumba e o candomblé. Hehehehe, mas nada que ninguém precise ter medo. O que se escuta é, na verdade, um trabalho fantástico, inovador e ousado. Ao som dos cânticos utilizados no candomblé, podemos ouvir guitarras pesadas, efeitos eletrônicos, loopings e a voz maravilhosa da Ritinha.

No repertório do CD, temos Oração do Tempo, de Caetano Veloso (em versão melhor do que a apresentada pela Luiza Possi); Domingo 23, do mestre Jorge Benjor, com arranjo muito massa; É d'Oxum, sucesso na voz da Elba Ramalho, dentre outras, incluindo Cocada e Jurema, gravado em trabalhos anteriores da própria Rita, mas com arranjo renovado, condizente com o restante do disco.

Recomendo ouvir Domingo 23: muito swing e São Jorge. Dá para ouvir a música antes de baixar o CD nesse playerzinho aí, ok?

Nos mais, um arranjo muito bom para que quer provar um pouco da cultara desse Brasilzão tão diversificado. Mesmo assim recomendo, também, procurar o restante do trabalho da Rita Ribeiro, com músicas com letras mais "pops", mas de muito bom gosto. Postarei em breve, alguns CDs dela aqui.

AAaahh, um pequeno merchandising: Comunidade Rita Ribeiro no orkut! Join!

Enjoy! Até a próxima!

1 comentários:

lua disse...

Realmente essa cantora é muito boa! Fiquei sabendo que ela fez um show de GRAÇA na praça do Ferreira no dia Internacional da Mulher (8 de Março), alguns amigos meus que foram disseram que foi O SHOW! Infelizmente não fiquei sabendo (pouco divulgado) e não conhecia o trabalho dela. Espero que em uma próxima oportunidade eu possa curtir esse som!
Valeu Ivson! Beijo!